Você sabe o que é Xamanismo? Já ouviu falar? Não?
-Então vamos conhecer!
A palavra Xamanismo foi criada por antropólogos para definir um conjunto de crenças ancestrais. As raízes do Xamanisno são Arcaicas e alguns antropólogos pensam que elas recuam até quase tão longe quanto à própria consciência humana.
Xamanismo é a busca da excelência espiritual, é a medicina do mundo indígena, é a arte e a ciência de curar e atenuar as doências – aqui entendidas como o desequilíbrio em qualquer das dimensões do ser humano repercutindo em todas as outras e impedindo a vida plena. Xamanisno foi a religião da idade da pedra.
Atualmente o Xamanismo é amplamente usado em associações aos tratamentos da medicina tradicional.
Piers Viebsky em "O xamã", cita que em 1991 foi encontrado o corpo mumificado de um homem preservado sob as neves dos Alpes Austríacos. Foi apanhado por um temporal ao cruzar um desfiladeiro da montanha há cerca de cinco mil anos. Poderia ser de um pastor (de ovelhas) mas as tatuagens na pele, um disco de pedra numa correia e alguns musgos secos medicinais encontrados em sua posse permite a suposição de que era um xamã numa viagem ritual.
Muito antes de ter sido descoberto esse "homem do gelo", no princípio do sec. XX, foram encontradas pinturas rupestres pré-históricas, no Sul da França, de figuras semi-humanas, semi-animais entre animais comuns, que foram consideradas como representando xamãs e que conduziram a suposição de que o Xamanismo foi a religião humana original e primordial.
Sintetizando, o Xamanismo é a "Jornada da Consciência", um legado da humanidade além das fronteiras dos países, credos, raças, filosofias. Xamanismo Universal não significa uma classificação nova no Xamanismo, o xamanismo é universal. A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado. O praticante compreende o Espírito Essencial que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. O praticante sabe quem ele é e como se relaciona com o Universo.
O Xamanismo aparece como um reflexo de um Grande Espírito que pode ter vários nomes. É honrado o Criador e todas as suas criaturas, sejam pedras, animais, aves, plantas, peixes, insetos, águas, ventos e outras manifestações da natureza que compartilhamos a existência nesta vida. Essa consciência, esse alinhamento com as forças da natureza, transforma-se em poder de cura e expande habilidades psíquicas através da reconexão com a vida, com o Sagrado, com o mistério da Criação.
Práticas da cultura Xamânica:
• A Busca por estados Alterados de Consciência, Vôo da Alma / Êxtase. O xamã é um especialista e um mestre da viagem estática
• A capacidade de viajar em espírito assumindo a forma de um animal ou ave ou diretamente através daquilo a que chamaríamos de experiência fora-do-corpo. Este vôo mágico é um dos fundamentos do xamanismo
• Viagem por mundos paralelos ( Reino dos Espíritos). Mundos invisíveis à realidade ordinária a fim de guiar espíritos e obter conhecimento espiritual.
• O xamã atua como canal de cura. Tem conhecimento do poder das plantas, pedras, dos espíritos animais e seres da natureza.
• Devoção à Criação, Sol, Lua, Estrelas. Reconhecimento da presença de Deus em todas as manifestações do Universo
• Interação com espíritos da natureza
• Utilização de instrumentos de poder para induzir ao transe /estados alterados de consciência (tambores, maracás, etc)
• Conhecimento sobre o fogo
• Utilização de plantas (purificação, enteógenas, medicinais, magnéticas)
• Canções de Poder
• Danças
• Respiratórios e dietas
• Contação de histórias, preleições.
FILÉ DE PEIXE À DORE COM MOLHO ESPECIAL
Há um dia
0 comentários:
Postar um comentário